Marajó - Atrações Turísticas


468x60 Novo Razer


Atrações Turísticas
Devido às praias extensas e solitárias, Marajó atrai turistas brasileiros e estrangeiros. A diversidade da fauna e da flora é impressionante. É possível observar, de perto, muitos animais, como os guarás vermelhos, capivaras, cavalos e búfalos. Lagos, manguezais, igarapés, pântanos e praias de rio estão entre as atrações naturais que a ilha oferece.

Curtume Art' Couro Marajó
Além de ser ponto de venda dos diversos artigos criados, abriga também a oficina, em que se realiza todo o processo para chegar à sola, material usado para confeccionar os objetos. Para se ter uma idéia, as etapas de salgamento, molho na cal e banho de tinta podem demorar até 60 dias. Na parte de trás da loja, há diversos tanques onde o couro do animal é acondicionado. Entre os produtos disponíveis estão selas de cavalo, sandálias, bolsas, chapéus, bonés, capa de celular, cinto e chaveiros.
Nossos serviços: Rua Primeira, 450, Bairro Novo - Soure
Aberto todos os dias, das 8h às 12h e das 14h30 às 19h.
Tel: (91) 8156-6818 / 8870-3804 - Contate-nos.
Assista o vídeo. Venha conhecer os mais belos artigos artesanais

Fazenda Araruna
Um dos hotéis fazenda que existem pela região e que oferecem serviços para turistas que não estão hospedados no local. A Fazenda Araruna tem pequenas expedições de barcos por igarapés, passeios de búfalos até a praia - fazendo aquela tradicional foto em cima do bicho -, além de cavalgadas e percursos de charrete. A maioria das atividades tem duração de duas horas. Durante o passeio o visitante fica em contato com aves comuns na região, como guarás, colhereiros, garças brancas e gaviões. Faça a reserva. Não perca tempo! Hotel Araruna.
Nossos serviços: 14ª rua, entre as travessas 18 e 19 - Soure
Tel.: (91) 3741-1474 / (91) 9605-4874


Fazenda Bom Jesus
Nessa fazenda não há passeios de barcos por manguezais ou arvorismos. O objetivo é sair caminhando pela estrada principal da propriedade que está classificada como área de proteção ambiental pelo Ibama. Durante o caminho, o turista pode ver diversos tipos de aves, como guarás, colhereiro (uma ave de cor rosa que só aparece em novembro e dezembro), marrecas, garça comum e a garça azul uma espécie em extinção. Fazenda Bom Jesus.
Serviços: Acesso pela 4º rua em Soure.
São 8 km de estrada, sendo que 4,5 km são de terra.
Tel: (91) 3741-1243 . É necessário agendar o passeio.

Fazenda São Jerônimo
Próxima à Praia do Pesqueiro, seu maior diferencial, a Fazenda São Jerônimo tem trilhas por manguezais, passeios de canoa, cavalgada, banhos em igarapé e na praia. Cada atividade dura cerca de duas horas. O restaurante dali serve peixes e carne vermelha. A fazenda também oferece o serviço de hospedagem. Fazenda São Jerônimo.

Serviços: Rodovia Soure-Pesqueiro, km 3 - Soure
Tel: (91) 3741-2093 - Obs: É necessário agendar visita.

Furo do Miguelão
Trata-se de um passeio por dentro de um canal coberto por uma vegetação densa de mangue. Reza a lenda que Miguelão - um antigo pescador de Salvaterra foi o autor do desbravamento. Com medo de passar pela Ponta da Guia para chegar à entrada do Rio Marcário - onde havia peixe em abundância -, ele teria realizado tal proeza para desviar-se do local. O motivo de seu medo era uma cobra grande que ele tinha enfrentado dias antes naquele local. Ele conseguiu espantá-la com um tiro de espingarda calibre 22 em seu olho. Temendo a vingança da cobra, resolveu construir o atalho para não se encontrar mais com a dita cuja.
Banner Futebol 468x60


Museu do Marajó
Localizado no município de Cachoeira do Arari a 72 km de Salvaterra, o Museu do Marajó foi criado pelo padre Giovanni Gallo. Italiano de Turim, ele era um arqueólogo sem formação. Percebeu que havia diversos tesos (aterros superficiais feito pelos marajoaras em terrenos alagadiços para habitação ou cemitério) na região e começou a realizar escavações, encontrando diversos objetos da época anterior à chegada dos europeus no continente. Os principais aterros que ele escavou foram os tesos do bicho, pacoval e soledade.
Visitação: Av. do Museu, 1.983, Cachoeira do Arari
De segunda a domingo, das 8h às 17h30
Tel: (91) 8442-1692 / 8497-8718
Visite o site.
Praia da Barra Velha
Uma das praias mais exóticas do circuito turístico de Marajó, Barra Velha tem águas salobras, quiosques que servem cerveja gelada, peixe e caranguejo. No entanto, o que mais impressiona é sua natureza eclética, com mata do tipo equatorial se encontrando com as águas do "mar". Sem dúvida nenhuma, percebe-se aqui o quanto o "litoral" marajoara é diferente. Dizem os nativos que quem fundou a praia foi o Mestre Tomás, um mestre de obras e poeta conhecido na região e que escreveu lendas e poemas sobre a localidade.


Praia de Joanes
Localizada a 15 km de Salvaterra, a praia de Joanes tem 2 km de extensão. Possui infra-estrutura de bares e restaurantes. Se der sorte, o turista poderá ver grupos de carimbó na região. De janeiro a maio, as águas ficam meio amareladas por influência da bacia fluvial amazônica. No resto do ano, sofre influência do oceano Atlântico, ficando esverdeadas. Na ponta de sua extensão, encontram-se as ruínas jesuíticas do século 17. O que parecia ser um convento foi bombardeado pela Coroa Portuguesa quando a ordem foi expulsa do Brasil, restando em pé apenas uma parte da fachada e uma parede no fundo do templo.

Praia de Araruna
Do lado de Barra Velha está a Praia do Araruna. Separadas por um igarapé, a praia do Araruna não oferece infra-estrutura de quiosques. No entanto, é bem mais deserta do que a primeira. Possui também mais faixa de terra. O interessante aqui é poder tomar banho de igarapé, além de ter a opção de se banhar nas águas salobras com o mar mais agitado.

Praia do Pesqueiro
Distante 11 km do centro de Soure, a praia do Pesqueiro - ou Vila do Pesqueiro - pode ser considerada um braço de mar. Possui dunas e pequenas palmeiras ao seu redor. A infra-estrutura de quiosques é a melhor da região. Aqui você encontra búfalos para tirar foto, além de cavalos pastando. Saiba mais sobre a praia.

Igarapé Caraparú
Localizado na entrada da Praia Grande de Salvaterra, é a ligação da reserva ecológica do Lago Caraparú com a Baia de Marajó. Passa parte do ano, geralmente os últimos meses do verão, isolado da baía, o que permite a retenção da água do lago que se mantém apenas com os olhos d'água. Sua água de cor escura é o resultado da decomposição das folhas e troncos de árvores no fundo do lago. Muito utilizado como piscina natural para o banho de crianças e pessoas que não tenham habilidade para nadar por ser raso. Sua profundidade varia dependendo do período do ano e do movimento da maré, chegando a até dois metros de profundidade em março, durante as águas grandes. Uma ponte de madeira sobre o igarapé facilita o acesso à praia e serve como trampolim para as crianças. Continue lendo.

Expedição Fotográfica
Em terra de búfalo, quem manda nos céus da Comunidade do Céu é o Boi Areia Branca. Expedição Fotográfica entrevista Dona Kimina na Comunidade do Céu em Soure no Marajó mostrando o desfile do Boi Areia Branca e sua confecção. Dona Kimina: Cantora, compositora, pescadora, organizadora, mãe de treze filhos e é a referência na Comunidade .
http://www11.condor.com/tcf-pt/index.jsp

Documentário Expedição Fotográfica

Vídeo

Próximos Tópicos
Manifestação Cultural Marajoara: Suas Lendas, Lundu Marajoara, Carimbó Marajoara, Dança do Vaqueiro de Marajó, Chula Marajoara, Festividades de São Sebastião, Arte Marajoara, Agradecimentos, Donativos. Clique em, Manifestação Cultural Marajoara.
MENU
HOME PAGE
Stats

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário