Jalapão - Como Chegar







Como Chegar
Palmas, é a principal porta de entrada para o Jalapão.
Não se chega ao Jalapão de avião. É necessário, do local de partida, voar até Palmas, seguindo então de carro para o Jalapão. - O Aeroporto de Palmas foi batizado com o nome de Aeroporto Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heróico desbravador da região. Com uma arquitetura peculiar, o inovador terminal de passageiros dispõe de área total construída com 12.300m² e capacidade para 370 mil passageiros/ano, com praça de alimentação para 200 pessoas, espaço cultural, 25 lojas no conceito de Aeroshopping, 12 balcões de check-in, terraço panorâmico, além do ambiente inteiramente climatizado.
Apenas algumas cidades possuem voos diretos para Palmas como: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Araguaína. Clique em, Informações INFRAERO.
468x60 Novo Razer


De carro
Saindo de Palmas
Criada há apenas 26 anos. Palmas foi planejada do zero pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho. Construída de modo semelhante à Brasília, a capital de Tocantins apresenta ótimos índices de desenvolvimento, destacando-se nas áreas da saúde, educação e segurança.
Jalapão é acessível por terra, a partir de Palmas. O turista deve tomar a TO-050 até Porto Nacional, a 60 km da capital do estado, e de lá seguir pela TO-255 até Ponte Alta, conhecida como a principal porta de entrada a esse santuário ecológico e a última cidade com melhor estrutura. Outra opção é tomar a TO-020 até Novo Acordo, a 108 km de Palmas. Não existem ônibus turísticos entre as cidades do Jalapão.
A viagem pelo Jalapão é uma expedição off road. No total, são percorridos aproximadamente 1.200km durante os 4 dias de viagem, sendo aproximadamente 900km são na areia/terra. Por isso, o 4X4 é o item mais indispensável para você se dar bem no Jalapão.
O ideal é não ir por conta própria, a menos que você já conheça a região ou tenha muita experiência no assunto. Vários carros atolam (alguns afundam, principalmente na saída das dunas) ou quebram (e imagine você, sozinho, à noite, num carro quebrado no meio do nada!
Saindo da Região Sudeste
Partindo da Região Sudeste, pegar a SP-330 (Via Anhanguera) e após Igarapava (SP), pegar a BR 050 até Brasília (DF). Após passar por Sobradinho (DF) pegar um trecho da BR 020 e após Planaltina (DF) pegar a GO-118 passando por Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, e a partir de Arraias seguir pela T0-050 passando por Conceição do Tocantins, Natividade, Chapada de Natividade, Silvanópolis e Porto Nacional. Após Porto Nacional, são mais 140 Kms de asfalto até Ponte Alta do Tocantins (TO 255). Atenção! não vá pela BR 153 (Belém-Brasília) pois está em péssimas condições.
468x60_reload-V2


Acesso ao Parque
O Parque Estadual do Jalapão fica no núcleo da região do Jalapão, no município de Mateiros, se expandindo até suas fronteiras com os municípios de São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Novo Acordo.
É recomendado contratar guias ou adquirir pacotes turísticos completos na cidade de Palmas. Veículos com tração 4x4 podem ser alugados na região para enfrentar as estradas de terra.

Ponte Alta do Tocantins
Vindo de Palmas, a estrada asfaltada termina em Ponte Alta, que por isso se tornou a principal porta de entrada para o Jalapão.
Considerada o portão de entrada do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins, cujo nome da cidade está associado ao Rio Ponte Alta que nasce nas veredas da serra, chegando já volumoso no ponto em que corta a cidade. O Rio Ponte Alta sobe no verão e deixa seu rastro na temporada da seca. O rio forma belas praias, entre elas a Praia do Tamboril.
A região de Ponte Alta oferece diversos passeios e atrativos naturais como a cachoeira do Lajeado, os cânions do Sussuapara, a cachoeira da Fumaça, no rio das Balsas, o lago do Caldeirão, e está próxima a outros atrativos do Parque Estadual do Jalapão, um ecossistema único de biodiversidade. A cidade possui infra-estrutura básica de hospedagem, alimentação e guias.
Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Ponte Alta do Tocantins Av. Brasília, 345. Ou clique em, Prefeitura de Ponte Alta.

Mateiros
É em Mateiros que fica localizada a maior parte da região ecoturística do Jalapão, sendo que o Parque Estadual do Jalapão fica integralmente localizado no município. Em Mateiros também se encontra localizada a vila Mumbuca, onde se produz artesanato feito com capim dourado. A rodovia asfaltada mais próxima está localizada na Vila Coaceral, em Formosa do Rio Preto, na Bahia. Já do lado tocantinense, a rodovia pavimentada mais próxima se encontra localizada em Ponte Alta do Tocantins (TO-255).
É em Mateiros onde concentra as melhores atrações da região e as pousadas mais confortáveis. Além das cachoeiras, dunas e mirantes. Entre os cartões-postais que estão por ali e fazem parte do parque, estão as cachoeiras da Velha e do Formiga, as Dunas, o Fervedouro e o Mirante. Clique em, Prefeitura de Mateiros.
22/01/2015a 468_60_new_1_CN Image Banner 468 x 60


São Félix do Tocantins
O município de São Félix do Tocantins, mais conhecido como São Félix do Jalapão, a 386km de Palmas. É uma passagem para a maioria dos turistas que vem de Palmas para Mateiros. Vive da agricultura e da pecuária extensiva no Jalapão, próximo à Serra Geral e à Serra das Mangabeiras. Tornou-se ponto importante para o turismo ecológico no Jalapão, situando-se no circuito que, saindo de Ponte Alta, vai até Mateiros, depois São Félix e de volta a oeste até Novo Acordo, de onde se atinge novamente o asfalto (Palmas e Porto Nacional). São Félix do Tocantins é banhado pelo rio do Sono. A cidade tem seus atrativos turísticos.
Destaca-se como área de lazer a Praia do Alecrim e a Praia Rica que ficam às margens do Rio Sono, a Cachoeira da Jalapinha, Praia do Arapuá, Encontro do Rio Sono com o Rio Novo, o Fervedouro do Alecrim, poço de água morna e borbulhante em decorrência das nascentes que brotam da areia, localizado nas proximidades da sede municipal, conhecido como fervedouro. Recentemente foram mapeados mais dois fervedouros na zona rural. Tem como Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, a qual é homenageada no dia 08 de dezembro ocasião que ocorrem os festejos na cidade, dias 29/11 a 08/12. No artesanato destaca-se o Capim Dourado, matéria prima retirada nas veredas do município. Clique em, São Félix do Tocantins.

Novo Acordo
Novo Acordo Tocantins, é o portal norte para região do Jalapão, está à margem direita do rio Tocantins, é banhada pelos rios Sono, Vermelho, Peixinho e Soninho. Vizinho dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins, Novo Acordo se situa a 76 km a Norte-Leste de Palmas a maior cidade nos arredores.
O Santo Padroeiro da localidade é Nossa Senhora das Graças, sendoo seu festejo realizado no dia 16 de julho de cada ano, com novenário, leilões e missa celebrada pelos padres de Porto Nacional. A denominação dada aos seus habitantes é de "NOVOACORDIANOS".
Aqui em Novo Acordo você vai se orgulhar de ter banhado no rio do Sono, de beber água do Brejão e em seguida conhecer o Jalapão. Clique em Novo Acordo.

Onde Comer
Não há estrutura de apoio dentro do parque. As cidades de Mateiros e Ponte Alta servem de apoio aos visitantes. Ambas têm hotéis, restaurantes, além de agências e guias de turismo que levam os visitantes aos passeios. Há pouquíssimas opções de lugares para comer no Jalapão. Os moradores podem fazer uma comida para os turistas a ser negociada. O mais garantido é ir bem abastecido de mantimentos.
Navegando no site TripAdvisor, o turista encontrará as dicas de viagens mais confiáveis do mundo. Leia as dicas dos viajantes e reserve um hotel confortável, uma pousada aconchegante ou jante no restaurante mais badalado da cidade e também quais são os melhores pontos turísticos do local. Tudo isto com comentários de quem já passou pelo lugar. Escolha a cidade clique em Restaurantes.
Restaurantes em Ponte Alta do Tocantins, TO. Clique em, Restaurantes.
Restaurantes em Mateiros, TO. Clique em, Restaurantes.
Restaurantes em São Félix do Tocantins, TO. Clique em, Restaurantes.
Restaurantes em Novo Acordo, TO. Clique em, Restaurantes.
Maquiage_desconto_468x60


Pacotes Turísticos
Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins.
A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas. Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins. O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e se encontra localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins.
O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins.
Confira os pacotes com seus Roteiros e Destaques.
Aventura Eco - Expedição Jalapão - Jalapão Selvagem - Korubo - Pisa Trekking -
Dicas do Jalapão
Afastado e de difícil acesso, pouco conhecido e selvagem, o Jalapão fica no Estado mais novo do Brasil, Tocantins, cuja capital é Palmas. Celulares não funcionam nem há orelhões. O meio de comunicação usado é a telefonia por satélite.
Cuidados básicos
Levar comida, bastante água, repelente, filtro solar, óculos escuros e roupas adequadas.
Ingerir vitamina B12, duas semanas antes, a B12 exala um cheiro desagradavel para os insetos.
Saindo do asfalto, dependendo do veículo baixar a pressão dos pneus de 30 para 20 libras, o que ajuda a passar na areia e atoleiros (com menos pressão afunda menos) e torna o trajeto mais confortável.
Evitando atropelamento. A liberdade de lobos-guarás e veados-mateiros, que correm pelo cerrado alheios é comum. Ficar atento. Pois os animais cruzam a pista o tempo todo e atropelar uma cobra ou uma arara voando baixo é muito fácil. Não vale a pena correr neste lugar. Cobras, escorpiões são normais. Leve bota de cano alto ou perneiras.
Época de chuva. Cuidado. O ideal é um veículo 4x4. Recomenda-se que a viagem ao Jalapão seja feita com mais de um veículo. A distância até as cidades mais próximas são grandes para buscar um socorro principalmente em caso de atoleiro.
Visite este site que vai também lhe indicar excelentes trajetos e com ótimas dicas para quem pretende praticar Aventuras no Jalapão. Clique em, "O relato do Edison" e confira.
Vídeo-Jalapão


Próximos Tópicos
Hotéis e Pousadas: Hospedagens, Safári Camp Korubo, Acampamento Korubo, Pousada Santa Helena, Jalapão Ecolodge, Pousada Águas do Jalapão, Pousada Panela de Ferro, Pousada Planalto, Pousada Buritis, Pousada Cardoso, Pousada Veredas das Águas, Vídeo, Clique em, Hotéis e Pousadas.
MENU
HOME PAGE

Stats

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário