7 de abr. de 2016

Fernando de Noronha - Sua História

Pokemon-Go

FAÇA SEU CADASTRO E CONCORRA A PRÊMIOS! Fique por dentro das novidades! Cadastre seu email para receber nossas atualizações, dicas de novos destinos, concorrer a prêmios e muito mais! Clique em: Eu quero me cadastrar.





Saraiva Day 468x60

Sua História
Fernando de Noronha. Paraíso ecológico e turístico brasileiro,é um arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. O arquipélago tem 26 quilômetros quadrados no total e é composto por 21 ilhas, dos quais 17 quilômetros quadrados é habitável onde vive uma população de apenas 3.012 habitantes. Os outros 9 quilômetros foram declaradas Parque Nacional Marinho pelo governo do país e, portanto, é proíbida a presença humana em si, exceto para fins de investigação científica. O arquipélago foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para entender como e porque continua ainda tão preservada, Noronha descoberta em 1503, até 1982 o lugar funcionou ora como presídio, ora como área militar. Somente nos anos 90 a ilha foi aberta ao turismo, e mesmo assim, com muitas restrições. Continue lendo...
É considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade a uma profundidade de até 50 metros. e está entre as mais belas ilhas no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, Fernando de Noronha está na lista das dez melhores ilhas do mundo. O arquipélago pernambucano figura na 10ª posição do prêmio "Travellers'Choice" 2016, realizado pelo TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem do mundo. Os ganhadores foram determinados a partir de um algoritmo que leva em conta a quantidade e a qualidade das avaliações de hotéis, restaurantes e atrações nas ilhas do mundo inteiro nos últimos 12 meses, bem como o interesse de reservas dos viajantes.
Localização
Fernando de Noronha está situado no Oceano Atlântico, a leste do Rio Grande do Norte. Está a 545 km de Recife, 360 km de Natal e 710 km de Fortaleza, pouco abaixo da linha do Equador. De São Paulo (SP) são 2716 km de distância.
Seus Bairros: Vila dos Remédios, Floresta Nova, Floresta Velha, Vila do Porto, Vila do Trinta, Aeroporto, Vila do Sueste, Alameda do Boldão e Vila do Quiximba.
Floresta Nova, Floresta Velha e Vila do Trinta está entre 5 e 10 minutos de caminhada para o centro da ilha. Depende muito da localização da pousada que você vai ficar hospedado. As praias mais próximas são: Praia do Cachorro, Praia do Meio e a Praia da Conceição.
A Vila do Sueste fica no final da BR 363 próximo ao aeroporto. Para a praia do leão dá mais ou menos uns 20 minutos a pé. Para o centro é um pouco longe, mais ou menos uma hora de caminhada.


Administração
De 1942 a 1988, a ilha foi administrada por militares: Exército, até 1981; Aeronáutica, até 1986; e EMFA, até 1987. Ainda território federal passou para o MINTER, tendo o seu único Governador Civil. Nesse período, entre 1957 e 1965, houve uma nova presença americana, no Posto de Observação de Mísseis Teleguiados. Em 1988, por força da Constituinte, foi reintegrado ao Estado de Pernambuco, sendo hoje um Distrito Estadual. Clique em, Administração em Noronha
Gerida por um administrador-geral designado pelo governo do Estado de Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha, é uma região geoeconômica, social e cultural do Estado, instituída sob a forma de Distrito Estadual, com sua administração ligada à gestão do Governo do Estado de Pernambuco. Cabe ao administrador da Ilha cuidar do desenvolvimento local, na economia, saúde, turismo, entre outros, prestando contas do que faz ao estado. A Administração tem a sua sede em Vila dos Remédios, no Palácio São Miguel.
A administração do Parque Nacional está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente. O importante papel do Instituto é de executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar. monitorar e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.
Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.


Economia
A economia de Fernando de Noronha depende do turismo, restrito pelas limitações do seu ecossistema delicado. Além do interesse histórico, o arquipélago tem sido alvo da atenção de vários cientistas dedicados ao estudo de sua flora, fauna, geologia, etc. Para os amantes do rádio-amadorismo, o local também é considerado uma "entidade" separada pela Century DX club e, por isso, é visitado com bastante frequência por operadores de rádio amador.
O centro comercial de Fernando de Noronha é o núcleo urbano de Vila dos Remédios, que não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. Na Vila do Trinta, onde fica o centro comercial, no passado funcionou o 30º Batalhão de Caçadores Militares e hoje conta com supermercado, padaria e lojas de artesanato. Tudo muito simples e em total sintonia com a natureza que é a grande estrela de Noronha.
Banner Futebol 468x60


Patrimônio Mundial
Em 2001, a UNESCO declarou o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas como um Patrimônio Mundial. A organização citou os seguintes motivos para isso: a) a importância da ilha como área de alimentação para várias espécies, incluindo atum, peixe agulha, cetáceos, tubarões e tartarugas marinhas; b) uma elevada população de golfinhos residentes e c) proteção para espécies ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-pente e diversas aves. O Atol das Rocas é o único atol do oceano atlântico sul e tem importância ecológica fundamental por sua alta produtividade biológica e por ser uma importante zona de abrigo, alimentação e reprodução de diversas espécies animais. Localizado a 267 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte, tornou-se o principal ponto de estudos sobre a vida marinha no Brasil. Os recifes que compõem Rocas crescem no topo de um monte submarino pertencente à Zona de Fratura de Fernando de Noronha. Com uma área de aproximadamente 755,1 ha, o Atol das Rocas está entre os menores do mundo. De formato oval, tem 3,7 km de comprimento, 2,5 km de largura e um perímetro 7 km.
Turismo
O paraíso existe, fica na Terra e tem nome e sobrenome: Fernando de Noronha.
Prepare-se para uma viagem de sonho: Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil. Não é pouco, principalmente quando se trata de um país com mais de 7 000 km de litoral. Aqui, tudo é superlativo. Como a beleza inesquecível da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e da Praia do Leão. Inesquecível, também, é mergulhar com tartarugas marinhas, navegar lado a lado com golfinhos, observar o pôr do sol a partir das praias do Cachorro, do Meio ou do mirante do Boldró.
Com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata, formações rochosas. O arquipélago só pode ser uma filial do Éden a 545 quilômetros do Recife. Com praias paradisíacas de "encher as vistas", tenho certeza que essa experiência fará você se apaixonar pela ilha. Mas não é só beleza não, turista, tem muito conhecimento e informação aqui também.
Para apreciar isso tudo você precisará de alguns cuidados especiais que eu vou te contar: respeite sempre os horários de visitação, não alimente nem persiga nenhum dos bichos da ilha e não use protetor solar em piscinas naturais. Para curtir tudo isso de forma intensa e sem causar danos a nossa amada Noronha.
Acessível por avião ou navio, Noronha não é um destino barato – todos os produtos disponíveis no arquipélago vêm do continente, o que encarece os preços do pãozinho à gasolina. E ainda tem a taxa de permanência e o ingresso para o Parque Marinho, que não são muito em conta. Mesmo assim, não venha para ficar apenas dois dias. Cada tostão gasto na ilha é muito bem recompensado pelos cenários vislumbrados em cima e embaixo d´água. Entre eles estão as praias da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão – listadas entre as dez mais bonitas do Brasil – e os morros dos Dois Irmãos e do Pico, cartões-postais de Noronha.

Turismo Adaptado
Pensando em garantir que os destinos e equipamentos turísticos sejam acessíveis a todos,a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada entre os dias 27 de maio e 03 de junho de 2014, uma série de capacitações gratuitas voltadas à acessibilidade para o trade turístico de Fernando de Noronha. Mais de 34 estabelecimentos, entre pousadas, empresas de receptivo e equipamentos,bares e restaurantes foram beneficiados pela iniciativa. Na praia do Sueste fica o Posto de Informações e Controle do Projeto Praia sem Barreiras, que conta com uma esteira de acesso ao mar de 30 metros de comprimento, quatro cadeiras de rodas anfíbias e oito profissionais qualificados para o banho assistido. Noronha possui ainda uma trilha para cadeirantes, a Trilha do Sancho, permitindo que o visitante com deficiência ou mobilidade reduzida tenha acesso aos mirantes, praias e pontos turísticos mais importantes da ilha, como a Baía dos Golfinhos e o Mirante Dois Irmãos.

Vídeos


Próximos Tópicos
Como chegar: De avíão, De navio, Como circular, De ônibus, De táxi, Aluguel de buggy e moto, Turismo adaptado, Mosana Cavalcanti, Ecoturismo, Turismo sustentável, Noronha no Street View, O Mirante. Clique em, Como chegar.
Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.

Previsão do Tempo em Noronha
Stats

MENU
HOME PAGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário